Organização é um dos hábitos mais importantes, pois a partir dele você consegue desenvolver todos os outros.
Se existe uma habilidade a ser desenvolvida para podermos dar conta de todas as outras, esta habilidade é a organização.
Organizar é criar processos que simplifiquem a vida de uma pessoa, de modo que ela conquiste liberdade e tempo - este que hoje em dia é escasso, portanto, muito precioso.
Aplicando o conceito de organização dentro de nossas casas:
Organização residencial - consiste em estabelecer critérios que favoreçam a funcionalidade, a otimização do tempo e dos espaços. Desta forma contribuindo para aumentar a qualidade de vida e o bem-estar de todos os moradores.
Organizar é criar sistemas que facilitem suas atividades. É fazer as coisas com método, favorecendo a execução. É nomear os espaços e alocar as peças, os itens e objetos de forma lógica, estratégica e intuitiva, pensando em quem, como e quando serão utilizados.
Desta forma, tudo é facilitado e simplificado. Você localiza tudo de forma rápida e facilita a manutenção guardando sempre em seu melhor lugar.
Mas vamos desmistificar a organização de ambientes e mostrar que, com planejamento e foco, você consegue deixar a sua vida mais fácil e mais leve por meio da organização. E um dos pontos mais importantes para se observar é que a organização almeja sempre a praticidade e não obrigatoriamente a perfeição.
Organizar é uma ação que pode ser executada por todas as pessoas, pode estar presente em todos os lares. O mais importante, é acreditar que basta vontade para aprender as técnicas e querer se desafiar. Com isso contamos com a disciplina para colocar em prática.
Organizar faz bem, melhora os relacionamentos, aumenta a produtividade, deixa você mais feliz. Faz bem para você e para quem convive ao seu lado. E não entenda como obrigação, pois não é! É benefício, mudar de vida, de mente de ação. É estar disposto a viver melhor e usar o tempo com o que realmente importa. É transformação! (Priscilla Caminha)